quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Sede Pois Imitadores..."




Efésios 5:1 e 2
¹Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; ²E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
___________________________________________________

Como assim imitar a Deus ?

Por muitas vezes lemos esta palavra e não entendemos muito bem como que podemos ser imitadores de Deus, se somos nascidos do pecado.
Em diversos momentos sentimos que este é um objetivo inalcasável. Algo que para que uma pessoa consiga alcançar, é preciso ser extremamente "bitolada" e imaginamos ser preciso respirar bíblia de dia e de noite, além de ser uma pessoa raquítica de tanto jejuar.

Entenda que, o alimento espiritual é indispensável para nos e que nesta passagem não encontramos nenhum respaudo para alegarmos o absurdo de não precisarmos jejuar, orar e ler a palavra.

A grande sacada , é que nós cristãos, não somos chamados para simplismente ser como Deus, imaginando que possamos imitá-lo. E sim que deixemos Deus viver em nosso eu interior e agir de acordo com Sua vontade voluntariamente.

Que loucura né ? Como é que é isso ? Deus viver em meu eu ? Sim meu irmão, deixar Deus viver em você, reger sua vida.

Repare que após o versículo 1, que nos orienta a ser imitadores de Deus, no versículo 2, nós já temos a receita de como fazer isso. E para conseguirmos alcançar este objetivo, é necessário vivermos no Espírito, em Seu poder e direção.

Técnicas desenvolvidas, recursos pessoais, habilidades individuais e formações de qualquer ordem ficam em segundo plano.

Ser cheio do Espírito Santo é o mais importante. O resto, quando presente (por que não podemos abrir mão de muitas destas coisas que conquistamos o longo da vida), fica consagrado a Deus, que é a razão maior de todo esforço e dedicação.
É um estilo de vida, de renúncia e entrega que não busca o auto-sucesso ou auto-realização, mas sim, a morte do eu.
É se doar ao próximo por amor. Amor genuíno, sem interesse e nem segundas intensões.

Peço que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, considere nossas limitações, e nos conceda a cada dia uma porção maior de seu Espírito Santo, para que possamos agradá-lo vivendo como exemplos de Cristo na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário